quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

a cura da alma


comecei a escrever como uma maneira de deixar sair um pouco de dentro de mim mesma. mas, de repente, percebo que o único lugar seguro é aqui comigo, sem olhar pros lados nem ouvir, ver ou falar.
sentimentos ainda são muito complexos para que a grande maioria das pessoas entenda os seus próprios. quanto mais os dos outros!
as ditas ciências, como a psiquiatria não tratam realmente dos sentimentos da alma, caso a pessoa do outro lado não esteja realmente comprometida com o bem-estar do outro do lado de cá.
é preciso se despir de preconceitos, amarras, julgamentos, alguns princípios e pensamentos pra que se entenda a alma do outro e a possa curar. porque esse deveria ser o real sentido da psiquiatria: curar a chamada dor da alma, ou as dores da alma.
qualquer passo no sentimento contrário, machuca ainda mais a alma e a fecha, talvez de maneira totalmente inalterável.
as pessoas se fecham dentro de si mesmas não por covardia, medo ou falta de coragem. mas sim porque só mesmo dentro delas mesmas elas podem ser como são.
as pessoas julgam. os psiquiatras, muitas vezes, subestimam seus pacientes. ou superestimam seus "poderes" de cura.
perder a confiança em alguém em que você depositou anos e anos de sua vida, seus segredos mais íntimos e revelou suas fraquezas, pode ser fatal.
olhar praquele que deveria proteger você como parte do seu problema também.
e, acredito, com minha parca experiência de vida, que é nessas horas em que qualquer pessoa possa enlouquecer e escolher por esconder totalmente a sua alma.
a partir de hoje, minha alma não estará mais aberta a visitações. ninguém mais me dirá o que é certo ou errado ou se meu sentimento faz sentido ou não.
serei dona e senhora da minha própria alma.
se isso vai me isolar completamente do mundo, não sei.
se vou enlouquecer, também não sei.
mas juro que manterei intacta minha esperança de me libertar.

compromisso público.

Nenhum comentário: