quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

as mulheres pimenta


me lembro direitinho de doris day em "calamity jane" ou "ardida como pimenta". passava na sessão da tarde quando eu era criança e eu praticamente fui educada em cinema e em outras coisas pela sessão da tarde.
ela era daquele tipo de mulher que faz tudo: usava calças jeans com as barras dobradas, blusas xadrez com as mangas também dobradas e a cada vez que a provocavam, postava os braços como asas como quem diz "vai encarar?!?!".
foi essa a lembrança que doris day me deixou. a de uma mulher que sabe o que quer, que faz o que quer e, se alguém perguntar, "vai encarar?!". a doris day cantando "que será, será" ficou pra trás.
eu gostava mesmo era da briguenta, que enfrenta deus e o mundo e quem mais vier. acho que mais tarde, anos depois, com a dita liberação feminina, sutiãs em chamas, as "calamitys janes" são hoje as mulheres poderosas, independentes, livres, aquelas que a gente vê muito mais femininas mas conscientes do seu poder em "sex and the city".
aí, eu me pergunto. de carrie bradshaw só tenho os cabelos cacheados e levemente loiros e a mania de escrever. morro quando ela corre em plena calçada de manhattan em saltos manolo blanik. talvez tenha algum senso de estilo (eu tenho! e muito!!! modéstia às favas). das outras 3, absolutamente nada, eu acho.
mas, de uma coisa eu tenho certeza: essas mulheres me ensinaram uma lição que não tem preço.
me tornei uma mulher corajosa, poderosa e cheia de estilo! uma verdadeira mulher pimenta!

Nenhum comentário: